NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

AO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA E AO CHEFE DA CASA CIVIL SR° JÚNIOR GONÇALVES

O Sindicato dos Servidores de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia - SINDSID, por meio do Presidente Lucas Vinícius, vem a público repudiar e lamentar a postura desrespeitosa e discriminatória com os Servidores da IDARON na atualização do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR).

O estado de Rondônia tem superado metas econômicas estabelecidas pelo Governo e vem aumentando a cada ano as expectativas. O agronegócio tem sido o pilar econômico mais sólido da sociedade rondoniense, e é responsável por mais de 54% do PIB do estado, além da geração de empregos.

Mesmo com a “PANDEMIA” o estado alcançou o status de “Livre de Febre Aftosa sem Vacinação” com reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a nível internacional com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Graças a esse status, a carne produzida em Rondônia alcançara mercados que pagam melhor pela arroba do boi, como as nações da União Europeia e o Japão.

Grande parte do sucesso por trás desses números, se dar graças ao trabalho dos valorosos servidores da IDARON que estão presente em todos os municípios, distritos e localidades onde o acesso é restrito como áreas de rios e matas. O servidor da IDARON durante a pandemia não parou um único dia, continuou fiscalização e controle de trânsito, inspeção sanitária, além de atendimento em seus escritórios para os produtores e comunidade.

Mesmo diante da importância do servidor da IDARON no contexto do Agronegócio para a certificação e validação dos produtos, o Governo do estado de Rondônia optou pelo não atendimento do pleito proposto pelo sindicato desta importante categoria para a economia do estado.

O que nos causou grande estranheza foi a maneira que transcorreu as negociações, de uma forma sorrateira fomos enganados pelo chefe da Casa Civil Sr° Junior Gonçalves que segurou a alteração do nosso PCCR e não enviou para Assembleia Legislativa (ALE). Em dezembro de 2021 vimos vários planos sendo contemplados e encaminhados para ALE e naquela ocasião o Chefe da Casa Civil “GARANTIU” que o nosso, séria enviado em março de 2022.

Em fevereiro de 2022, houve uma reunião no gabinete do chefe da Casa Civil o Sr° Junior Gonçalves para tratar sobre o PCCR, na ocasião o valor pedido pelo sindicato era de 16 milhões para correção salarial de três categorias, saímos da reunião com a “CERTEZA” que poderíamos dar prosseguimento com o processo com o impacto de 8 milhões. Trabalhamos com a equipe técnica da IDARON e apresentamos todos os cálculos, bem como, as informações necessárias para prosseguir o rito do processo. No dia 30/03 parecia um sonho, parte da categoria estava na ALE para prestigiar a aprovação do plano, porém fomos pegos de surpresa com a ligação do Chefe da Casa Civil informando aos deputados que o nosso plano não iria, pois, faltava correção.

No dia seguinte na SEPOG houve uma reunião, inicialmente informando que não tinha dinheiro e que ia atender apenas com 4,5 milhões. Após mais algumas horas de reunião esse valor caiu para 2 milhões, ou seja, chegamos à conclusão que não queriam nos atender, uma vez que, não teríamos tempo hábil para realizar novos cálculos. Vale salientar, que, dentro do processo tem uma Nota Técnica emitida pela Secretária de Estado de Finanças - SEFIM informando haver suficiência financeira para atender o pleito analisado (em anexo).

Diante de todos os fatos expostos acima, o SINDSID não pode se calar, uma vez que fomos enganados pelo Sr° Junior Gonçalves e pelo Governo do Estado de Rondônia. Como reflexão entendemos que: ou eles não sabem da nossa importância para economia do estado, ou apenas quiseram brincar com os honrados e valorosos servidores da Agência IDARON que prestam seus serviços, afim de manter a sanidade do Estado de Rondônia em dia e contribuir diretamente para a economia e crescimento significativo do PIB do estado.

Informamos para os produtores e sociedade que utilizam os serviços da IDARON, que em 01/04 realizamos assembleia extraordinária e decidimos pela não descontinuidade dos serviços, mesmo diante do duro golpe que levamos do Governo. O sentimento que temos é que o Governo de Rondônia não entende do nosso papel para o Agronegócio do estado. Ele cometeu um tremendo desrespeito diretamente com servidores da Agência e indiretamente com os seus familiares e produtores rurais.

Este SINDICATO tem compromisso com seus filiados, e estaremos sempre ao lado deles, na busca do respeito recíproco e da valorização.

Porto Velho-RO, 18 de abril de 2022

Lucas Vinícius dos Santos