Voltar 10 de Novembro de 2023

REBANHO BOVINO DE RONDÔNIA É DESTAQUE NACIONAL, DENTRO DAS ÁREAS LIVRES DE AFTOSA SEM VACINA.

Com maior rebanho bovino dentro das áreas livres de aftosa sem vacinação, Rondônia se torna destaque nacional, devido ao trabalho de qualidade dos servidores do órgão, a sociedade produtora e o agronegócio.

Segundo informações da IDARON, hoje Rondônia conta com 17,6 milhões de cabeças de bovinos no pasto, o Estado tornou-se referência em produtividade e sustentabilidade.

A pecuária de Rondônia tem avançado com o passar dos anos, hoje desponta como o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras que são reconhecidas internacionalmente como livres de febre aftosa sem vacinação.

Nos últimos 20 anos, nosso estado tornou-se uma grande potência na produção de carne e derivados, unindo produtividade e sustentabilidade. Uma conquista histórica que resulta dos esforços dos servidores da Agência IDARON, do produtor rural e os vários setores ligados ao setor agropecuário.

Desde 2003, quando Rondônia foi declarado livre da febre aftosa, com vacinação, tem havido um avanço considerável na produção de bovinos. Com aumento da procura pela carne de Rondônia, a agropecuária tradicional passou por uma grande transformação.

O Estado de Rondônia tem superado metas econômicas estabelecidas pelo Governo e vem aumentando a cada ano as expectativas. O agronegócio tem sido o pilar econômico mais sólido da sociedade rondoniense, e é responsável por mais de 54% do PIB do Estado, além da geração de empregos.

Se tornando uma grande potência produtiva de carne e derivados, uma conquista histórica e resultante de um intenso trabalho, realizado graças aos valorosos servidores da Agência IDARON, que resulta da forte atuação junto às propriedades rurais e a fiscalização do trânsito de animais, mantendo a vigilância para doenças e garantindo a sanidade do rebanho bovino, realizando certificações dos produtos, subprodutos originários da agricultura e pecuária de corte e leite, garantindo ao produtor rural, que comercialize sua produção com qualidade e mais segurança para a população. Assim, gerando renda e contribuindo para o crescimento da economia do Estado.  

A categoria precisa ser valorizada e reconhecida, pois o estímulo para um trabalho pujante, dedicado e de qualidade é a garantia de direitos adquiridos e de uma qualidade de vida funcional melhor para os valorosos servidores do órgão.

Fonte: Secretária de Comunicação SINDSID.